Uma ótima solução para o problema que o nordeste vem passando, principalmente em 2013 a maior estiagem em 30 anos. Sem contar com inúmeras áreas salinizadas (vide a postagem sobre água e irrigação)
A IBM (São Paulo) pretende criar um gerador de energia solar capaz de dessalinizar a água. O sistema promete concentrar a energia de 2 mil sóis por um custo considerado baixo.
O Sistema Fotovoltaico de Alta Concentração Térmica (HCPVT, na sigla em inglês) é um enorme espelho com formato parabólico. A tecnologia segue o movimento do Sol e concentra a luz em um ponto central, onde os painéis solares geram eletricidade.
Os painéis usados pela IBM conseguem aproveitar a energia de três comprimentos de onda diferentes. Esse é considerado o grande diferencial do sistema, pois os modelos tradicionais aproveitam apenas a radiação da luz visível. Além disso, o sistema teria eficiência de 80% na geração de eletricidade.
O HCPVT retira o sal e gera água potável ao usar água do mar para o resfriamento. Isso porque ao circular pelos painéis solares, a água sobe a 90º e passa por membranas capazes de remover o sal.
A IBM acredita que uma grande instalação de antenas em uma região árida poderia produzir água suficiente para acabar com a sede de uma pequena cidade.
FONTE: INFO Online
Abril/2013