Lajes e telhados apresentam condições climáticas muito parecidas com as de regiões desérticas: são espaços áridos, com alta exposição a radiação e luz solar, ventos constantes, grande variação de temperatura ao longo do dia e, principalmente, expostos a grandes volumes de água durante eventos de chuva, mas com baixíssima capacidade de retenção desta água.
Ainda assim é possível cultivar telhados verdes com baixo custo de irrigação: o segredo é escolher as plantas certas e utilizar sistemas de cultivo com uma boa relação de armazenamento de água / drenagem.
Além disso, com um breve estudo das condições climáticas do local (você pode checar na internet o número médio de dias sem chuva para sua região, através do Mapa da seca no Brasil – CPTEC / Inpe ), é possível se estimar as necessidades de irrigação na sua região.
Gostamos de trabalhar com plantas suculentas (que armazenam água nas folhas) para que o jardim seja o mais sustentável possível - entretanto, depende das expectativas estéticas e custos, é possível se fazer gramados, hortas, canteiros com ornamentais. Já plantamos até trigo em nossos sistema.
ENTRETANTO, mesmo as espécies suculentas mais resistentes não sobreviverão após mais de 90 dias sem chuvas, portanto, em regiões com períodos de seca superiores a este, lembre-se de instalar um sistema de irrigação para reduzir seus custos com manutenção e garantir o sucesso do seu plantio.
Fontes:
http://www.studiocidadejardim.com.br/
http://www.ecotelhado.com.br/Por/ecotelhado/SistemaAlveolar/default.aspx