FEIRA ITINERANTE AGROECOLÓGICA

ÔNIBUS FEIRA AGROECOLÓGICA ITINERANTE 

Projeto pioneiro criado pela designer de tecnologia sociais
Késia Veiga


A finalidade deste projeto foi incentivar os produtores rurais agroecológicos da cidade de João Pessoa - PB, e servir de modelo para as demais associações no Brasil. 

Este projeto foi idealizado em 2008, executado em 2009, ganhador de alguns prêmios, o último deles foi em 2011, um concurso realizado pelo Greenpeace, mas de tudo o que me deixa mais feliz, são os objetivos que graças a Deus foram alcançados e espero que continue sendo. São eles:

- incentivar a agricultura familiar que maneja o plantio orgânico;
- aumentar os rendimentos desses agricultores orgânicos (porque negociam direto c/ o consumidor, sem atravessadores), diminuindo o êxodo rural;
- aumentar a biodiversidade nas áreas de manejo agroecológico, que é de três a quatro vezes superior a outras áreas que ainda utilizam o método convencional(uso de agrotóxico);

- melhoria do meio ambiente e qualidade de vida;

O ônibus adaptado fica a disposição de uma associação de agricultores agroecológicos que realiza feiras em diversos bairros, e tem o apoio da prefeitura em sua manutenção e abastecimento, internamente ele foi feito de madeira naval revestido em fibra de vidro o que facilita a higienização após cada feira realizada.

O projeto foi feito através da Prefeitura - SEDESP/Cinturão Verde, durante a coordenação do sr. Roberto Vital, financiado pelo MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, apoiado pelo Ministério da Agricultura.



Notícias sobre o assunto: