COMO FAZER UM COLETOR DE ÁGUA DE CHUVA

Se quiser economizar água e ter um jardim mais saudável, colete água de chuva. Usar um barril é uma boa maneira de coletar água da chuva que corre pela sua casa, para que possa usá-la depois. 

A água de chuva não é recomendada para cozinhar nem para beber, mas pode ser usada para regar as plantas ou lavar o carro. O princípio básico é instalar um barril logo abaixo de um dos canos da casa por onde passa a água da chuva e usar uma torneira para retirar a água de lá quando quiser. O barril pode ser instalado usando produtos simples adquiridos em uma loja de material de construção ou afins. O tempo e o dinheiro gastos na instalação do barril compensam pela economia de água.

1- Instale o coletor no lugar certo. Encontrar o melhor lugar é mais complicado do que parece.



Normalmente se coloca o barril embaixo de um dos canos por onde passa a água da chuva, mas é necessário fazer de maneira que a água que transbordar do barril seja drenada corretamente para não inundar nem o jardim nem a casa.
Um barril cheio pode pesar mais de 200 quilos. Por isso, é necessário instalar o coletor em um local que aguente esse peso. 


2 - Defina o tamanho do barril. O tamanho do coletor dependerá do tamanho da casa, mas o padrão é de mais ou menos 200 litros.

3- Limpe a parte de dentro do barril. Quando o baril é novo, a limpeza é fácil mas precisa ser eficiente.

4- Saiba o que esperar. O coletor de chuva é formado por um barril com um furo em cima para receber a água da chuva que desce pelo cano, um cesto de filtragem para impedir a passagem de detritos, mosquitos e afins, uma torneira perto do fundo do recipiente para conectar uma mangueira ou encher baldes e um método para controlar o transbordamento da água, se necessário.


MÉTODOS:

Método 2 de 5: Faça o Furo de Entrada da Água





1 Use uma serra tico-tico para fazer um buraco na parte superior do barril. O buraco deve ser suficientemente largo para receber o cano que conduz a água da chuva. Faça um círculo de aproximadamente 10 ou 15cm ou mais, dependendo do tamanho do cesto coletor.
Se a parte superior do barril for mais fina, use um estilete ou algo do gênero.





2 Instale um cesto coletor ou uma tela. O cesto é importante para impedir que a água entre suja no barril, com folhas, gravetos e outros resíduos, incluindo insetos, animais e coisas do gênero.
Para evitar que isso aconteça pode-se colocar uma tela em cima da abertura ou cobrir a parte superior toda do barril, depois colocar a tampa por cima. Não use tela de metal que enferruje e nem outras telas com as treliças largas a ponto de deixar passar mosquitos e resíduos menores.
Pode-se instalar também um cesto coletor especial na entrada. O cesto coletor não entope com tanta facilidade e pode ser removido para manutenção e retirada dos resíduos coletados.

Método 3 de 5: Instale a torneira






1 Fure o buraco onde instalará a torneira. Faça-o o mais perto do fundo do barril possível, de maneira que consiga encher um balde embaixo da torneira. Use uma furadeira elétrica. Um furo de cerca de 2cm deve ser suficiente para encaixar a maioria das torneiras compatíveis com mangueiras de jardim. Mas compre a torneira antes de fazer o furo no barril!






2 Enrole fita veda-juntas em volta do cano da torneira. As fitas de teflon tipo veda-juntas são as melhores para evitar vazamento pela torneira.






3 Insira a torneira no barril e vede em volta. Atarraxe a torneira no furo que fez e prenda-a ao barril com uma arruela de tamanho compatível. Vede as bordas em volta da torneira com selante à prova d'água ou mais veda-juntas.




Método 4 de 5: Faça um Suporte






1 Defina a altura que o barril coletor deverá ficar. O barril precisa estar o mais perto possível da ponta do cano condutor e ter espaço suficiente embaixo da torneira para encher um balde.






2 Faça um suporte com blocos de concreto. Em uma superfície plana podem-se usar quatro blocos de concreto, um ao lado do outro. Podem-se usar também tijolos soltos de concreto. O suporte deve ser completamente estável para que o barril não vire.






3 Remova a ponta do cano condutor de água de maneira que consiga encaixar o barril logo abaixo dele. Talvez seja necessário ajustar o cano e até mesmo adicionar alguns joelhos para posicioná-lo melhor.






4 Coloque o barril no lugar. Verifique se o barril está seguro e estável. Vire-o de maneira que a ponta do cano condutor de água da chuva se ajuste com o entrada de água do barril.




Método 5 de 5: Coloque um Vertedouro (Ladrão)






1 Faça um buraco na parte lateral perto da tampa do barril. Cerca de 5cm devem se suficientes. Quando o barril encher, é preciso ter um ladrão para que o excesso de água saia de forma controlada em vez de transbordar pela tampa.






2 Atarraxe o vertedouro e prenda-o bem. Assim como foi feito com a torneira, use veda-juntas para vedar o vertedouro e uma arruela para prendê-lo bem.






3 Anexe uma mangueira ao vertedouro levando-a até um ralo ou qualquer outro local para drenar o excesso de água. Dessa maneira, evita-se que o excesso de água inunde o jardim ou quintal quando ela começar a vazar pelo ladrão.
Se desejar, coloque a mangueira conduzindo o excesso de água para outro barril. Assim, quando um barril encher, a água correrá diretamente para o segundo barril. Mas de qualquer maneira, será necessário ter um condutor para drenar o excesso.






4 Concluído