REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA

Fábrica que faz pneus em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, reutiliza água da chuva e tem telhado especial para economizar luz e a adubação de vegetação é feita com restos de alimentos do restaurante

Tendo como meta a sustentabilidade, uma empresa na cidade de Feira de Santana, distante 100 km de Salvador, investe em preservação ambiental.



A fábrica, que tem 900 funcionários e produz 110 mil pneus por mês, e mais de seis mil toneladas de produtos para reforma de pneus também no período de um mês, investiu milhões em alta tecnologia, com sistema de produção totalmente robotizado.


Os destaques na empresa são os vários projetos voltados para a preservação do meio ambiente. O telhado, por exemplo, tem revestimento acrílico transparente que resulta em uma economia de 77.500 quilowatts/hora por mês. Isso significa energia suficiente para abastecer, por uma hora, uma cidade com 140 mil imóveis.


Além disso, até na hora do consumo da água, a fábrica se preparou ecologicamente. Em todo o parque industrial, que tem 62 mil m² de um telhado onde cai a água da chuva, que é canalizada para dois reservatórios. Por mês, são em média 3,5 milhões de litros de água de chuva armazenados.


Segundo Flávia Queiroz, assistente de meio ambiente da indústria, "essa água é utilizada no processo produtivo, assim como nas descargas de banheiro e no setor de irrigação". 

Ela informou ainda que toda a área verde da empresa é irrigada com a água da chuva.
Outro projeto de sustentabilidade utilizado na fábrica é a adubação da vegetação, feita com recursos próprios. Os restos de frutas e verduras consumidas no restaurante onde os funcionários se alimentam vão para um setor onde é feita a compostagem. Depois de dias, as pilhas de fenos e material orgânico viram adubo.


Também existe em todos os setores da empresa baldes de coleta seletiva. Ainda como outra alternativa sustentável, os pneus novos não aprovados no teste de qualidade da fábrica são reaproveitados, virando poltronas, por exemplo.


O gerente industrial, Marcelo Moreto, destaca a importância da preservação do meio ambiente. "A gente entende que precisa, cada vez mais, cuidar do meio ambiente para as futuras gerações", diz Moreto.